Este deve ser um dos modelos da
baús mais conhecidos. É possível encontrar com diversos tipos de decoração,
frisos, molduras e ferragens. Como nós aqui no Atelier gostamos daquelas peças
com muitos defeitos e que ninguém mais quer, resolvemos restaurar este baú.
Como pode-se ver, ele já passou por muito. Tinha machas na tampa e muitas marcas
do tempo. Vai ficar muito diferente quando estiver pronto!
A primeira coisa a fazer era lixar o baú até sairem todas as manchas e imperferições. Para esta peça resolvemos não manter a cor original da madeira e optamos por pintá-lo de outra cor. As cores claras adaptam-se a quase todos os tipos de decoração e acabam por ser mais contemporâneas. As cores escuras são mais clássicas, mas tornam peças simples em apontamentos de destaque na decoração. É sempre uma boa dica para quando temos uma peça que julgamos não ter "conserto". Mas mesmo assim, lixar a peça é fundamental. Os resíduos anteriores, principalmente de verniz podem manchar a tinta que será aplicada.
Retiramos todos os apliques e detalhes do baú. Com algumas molduras vendidas por metro fizemos novos desenhos para a frente e para as laterais.
Para muitos esta deve ser a parte mais complicada do restauro: aplicar massa e lixar a peça para obter uma superfície lisa. É, sem dúvida a parte mais morosa do trabalho, mas é o que confere às peças um acabamento liso e perfeito. A aplicação de um bom primário também é muito importante para proteger a madeira.
A massa muitas vezes tem de ser reaplicada, principalmente entre as camadas de tintas que aplicamos.
Agora é só pintar e lixar várias vezes. Uma boa dica é aplicar tinta branca antes da tinta final. O branco é uma das cores mais baratas existentes no mercado e tem a vantagem de fazer sobressair os "defeitos" da madeira, tornando mais fácil a aplicação da massa nos pontos certos. As cores claras são mais difíceis para se obter uma cobertura relamente uniforme. Ao optar por cores mais escuras, poderá aplicar menos camadas de tinta, mas lembre-se: se olharmos de perto, os defeitos continuam por lá, por isso lixe sempre bem a peça e tome cuidado ao aplicar a massa para madeira.
Sem comentários:
Enviar um comentário